Tudo que você precisa saber sobre Programação Neurolinguística

Tempo de leitura: 12 minutos

A Programação Neurolinguística é conhecida como a Modelagem daExcelência Humana, é o estudo da estrutura da experiência subjetiva. Elaestuda os Padrões (“programação”) criados pela interação entre o cérebro(“neuro”), a linguagem (“linguística”) e o corpo (“fisiologia”).

 

É uma metodologia baseada na pressuposição de que todo ocomportamento possui uma estrutura, e que a estrutura pode sermodelada, aprendida, ensinada e modificada (reprogramada). A maneirade saber o que será útil e eficaz são habilidades de percepção.PNL evoluiu como uma inovadora tecnologia, possibilitando opraticante ou (Pratictioner), a organizar informações e percepções de maneira quepermitam conquistar os resultados que eram inconcebíveis antes de serem alcançados. Ser um practitioner, significa ter uma atitude caracterizada por um sensação de curiosidade, aventura e odesejo de aprender as habilidades, para conseguir encontrar quais osmodos de operação e comunicação que influenciam alguém, e quais desses modosvale a pena saber para ter muito mais resultados ou ver a vida como uma rara e inédita oportunidadede aprender.

 

 

Como e quando surgiu a PNL

 

Há cerca de 30 anos Richard Bandler estudavamatemática e psicologia na Universidade de SantaCruz na Califórnia.Nos finais de semana trabalhavagravando workshops, e ficou muito Impressionadocom a habilidade de comunicação e com osresultados de dois terapeutas com que tevecontato, Fritz Perls (criador da Gestalt-terapia) eVirgínia Satir (terapeuta de família).Ele ficouinteressado em aprender o que eles faziam e pediua ajuda de seu professor de linguística, JohnGrinder.

 

Estudando os vídeos, eles começaram a decodificaros padrões de linguagem e de comportamentodaqueles dois excelentes terapeutas, criando assim um mapa das estratégias de suas ações, e na sequência decidiram modelar, isto é, de posse deste mapa, resolveram agir exatamente da mesma maneira, fiados nos padrões e critérios para tomada de decisões e ação modelados destes dois terapeutas, e descobriram que conseguiam reproduzir os mesmosresultados que os terapeutas tinham sem todo o know-how ou expertise dos mesmos. Foi então que descobriram que a magia dos resultados era possível de ser replicada, e escreveramentão o livro A Estrutura da Magia, mostrando que algoque parecia magia tinha uma estrutura. Assim foicriado o primeiro modelo da PNL, o metamodelode linguagem.

 

Linguagem e imagens mentais

 

Pensamos vendo imagens internas, ouvindo sons ou falandointernamente etendo sensações.

  • Programação: A habilidade de organizar nossa comunicação esistemaneurológico para conquistar objetivos e resultadosdesejados específicos.
  • Neuro: Sistema nervoso através do qual a experiência é recebidae processada com os cinco sentidos.
  • Linguística: Sistema de comunicação verbal e não-verbalatravés do qual cada representação neural é codificada eordenada, recebendo um significado.

 

 

O cérebro humano está continuamente criando imagensmentais. Esta é umadas maneiras fundamentais pela qual nosorientamos no mundo que nos cerca.

A estruturação mental de imagens permite ao cérebro criarrelações entre os objetos no espaço físico, que nossos sentidospodem detectar. Baseado nessas imagens, escolhemos comointeragir com o mundo.Outra maneira de descrever esse processo seria: Imagens são afonte primária da escolha de nosso comportamento.

 

Existem duas maneiras-chave pelas quais a mente recebe osdados dos sentidos com os quais criamos essas imagens. Uma épelo que vemos, e a outra é a da linguagem que ouvimos. Essa éconhecida tecnicamente como Imagem verbal, que tem umefeito poderoso no comportamento humano.Como usar isso conscientemente para nos comunicarmos demaneira clara?Quando uma pessoa ouve palavras, o cérebro imediatamenteprocessa esse “dado sensorial” como uma imagem.Frequentemente, a imagem criada no cérebro é contrária aideia que as pessoas estão tentando comunicar. Na verdade,muitas vezes, é exatamente o oposto! Entretanto, em todas asáreas da comunicação humana torna-se importante, senãocrítico, escolher conscientemente palavras para criar o efeitodesejado que estamos procurando numa dada situação.

 

As pressuposições ou princípios da pnl

 

Entre as principais pressuposições da ProgramaçãoNeurolinguística destacamos:

  • O significado da sua comunicação é a resposta quevocê obtém.Sempre estamos comunicando e a comunicação nãoverbaltransporta cerca de 90% da mensagem. Acomunicação é redundante e “você é a mensagem”
  • O mapa não é o território. As pessoas reagem ao seupróprio mapa ou representação da realidade, e não àrealidade, e portanto,para ter rapport com outra pessoa, é essencial respeitarseu modelo de mundo
  • Não existem pessoas sem recursos, apenas estados semrecursos. Ninguém é totalmente errado ou limitado. Éuma questão de descobrir como a pessoa funciona e ver oque, e como pode ser mudado para se obter um resultadomais útil e desejável.
  • As pessoas fazem as melhores escolhas que podem acada momento, pois crê que seu comportamento é útilem algum contexto. Onde/ quando / como / e porqueessa pessoa aprendeu a reagir dessa maneira, é a chave damudança, pois a PNL ética expande a gama de escolhas da pessoa, semescolher por ela.
  • As pessoas já possuem os recursos de que precisam oupodem criá-los. A questão é saber como ajudá-las a teracesso aos recursos, quando adequado.
  • O elemento mais flexível dentro de um sistema, ou a pessoa que se comunica com o maior número de opçõessai ganhando e controla o sistema.
  • Não existe fracasso, apenas informação (feedback), por essa razão podemos utilizar tudo que experienciamos para aprender, crescer e avançar.
  • A resistência em um aluno ou de um liderado, é um sinal de falta de rapport do professor ou líder. Não existealuno ou liderado incompetente, apenas professor ou líder com falta de flexibilidade, empatia e rapport paraganhar sua atenção e educá-lo ou desenvolvê-lo.
  • Processamos todas as informações através de nossos sentidos e usamos nossos sentidos para dar sentido aomundo.
  • Se você quer entender, aja. O aprender está no fazer.
  • Modelagem de performances de sucesso conduz à excelência. Se uma pessoa pode fazer algo, é possívelmodelar, isto é, ensinar a outras.
  • A vida e a mente são processos sistêmicos. Mente e corpo formam um sistema. Eles interagem e influenciammutuamente um ao outro. Não é possível fazer uma mudança em um sem que o outro seja afetado.

 

O poder destas técnicas aplicadas a gestão dos estados emocionais

 

Agora pense um pouco por um momento e responda: Quantas vezes na vida você tomou péssimas decisões por encontrar-sede mau humor ou abatido? Quantas vezes você teve um dia maravilhoso na qual parecia que estava tudoconspirando a seu favor?Sim, é verdade, o seu estado emocional possui uma influência muito grande sobre sua vida, e pode ser determinantenos seus comportamentos, em muitos casos te levar a péssimos resultados se você se tornar refém dele, entretanto,o oposto também é verdadeiro, ou seja, você estando em um bom dia, ou sentindo-se poderoso pode ajudá-lomuito em seus resultados, em seu desempenho.

 

A boa notícia é que você não precisa mais ser refém do seu estado emocional,

pois com a PNL aprendemos que você poderá sentir-se bem no momento que

desejar.Na PNL também aprendemos que cada um de nós é responsável pelo seuestado emocional, ou seja, se estamos alegres ou tristes, desanimados ou

entusiasmados, isso não caiu de pára-quedas, somos nós que estamoscriando isso através da tétrade: foco, fisiologia, linguagem e crenças. A tétrade é portanto a fontede todos os nossos estados, e a mudança ocorre através da alteração de umou mais elementos da tétrade. Esse conhecimento pode nos tirar do papel devítima e nos tornar mais proativos e no controle da nossa própria vida.

 

Também, a gestão de nossas emoções, a autoliderança e oconhecimento de como resgatar o Eu nos focos de tensão,alterando ou quebrando um estado emocional enfraquecedor eacessando um estado rico de recursos através de âncoras, podefazer de você uma pessoa muito mais feliz além de, sem dúvida,

mais sensata e próspera, pois frequentemente muitas relaçõespessoais e profissionais são rompidas pela inabilidade de lidar comnossas emoções.Pense mais um pouco, num soldado em um campo de batalha, aúnica chance que ele possui de sobreviver, além de seu treinamentoe do seu arsenal pessoal, é definitivamente acreditar que podevencer a batalha, pois qualquer outro pensamento poderá colocá-loem apuros.

 

O mesmo se dá com um atleta, para vencer uma competição eleprecisa vencer dentro de si primeiro. Alguns atletas queconquistaram o tão sonhado ouro olímpico, antes de vencer naprática, formularam em sua mente a vitória de muitas maneiras,imaginando, prevendo e superando todos os desafios e depoiscurtindo a vitória quando ainda nem ao menos eram conhecidos.

 

A tão sonhada alta performance está alicerçada na motivaçãointrínseca em primeiro lugar na fé (certeza do sucesso). Todapessoa que acredita ser incapaz, incompetente, inadequado,inferior, sem perspectiva, rejeitado, fora ou a margem da sociedadeou das possibilidades entre outros, permanece paralisado, ou namelhor das hipóteses aceita qualquer oferta, na maioria das vezessão as piores possíveis.

 

Já a alta performance possui um papel fundamental para o serhumano, entre eles descantam-se o crescimento do Self em direçãoa níveis maiores de complexidade em função de dois processospsicológicos, a diferenciação e a integração. Ainda dentro do alto rendimento, ocorre mais dois fenômenos, um deles denominado de diferenciação, que é ummovimento em direção a uma maior individualidade que provocadistinção entre uma pessoa e outra, e tambem um segundo fenômeno, que é o movimento de integração éoposto, que leva a união com outras pessoas e com o mundo, além deampliar sua autoestima dando a impressão de estar vivendo acimade suas expectativas e das expectativas dos outros.(Fonte: Mihaly Csikszentmihalyi (1988, 1992, 1993) (Anne Wells –Tese de doutorado da Universidade de Chicago (1988) Por LuisLindner International Trainer 2016.

 

Faça a nossa formação de PNL e veja os benefícios

 

Atravésdestaformaçãoexclusivamente adaptada pelo Trainer Internacional Luis Lindner, e fundamentada neurocientíficamente, o que é um dos nossos principais diferenciais, o trainer possuir fundamentação acadêmica, e compreensão da neuroplasticidade cerebral, mas também em conjunto com as melhoresinstituições do mundo na área de PNL, vocêterá acesso ao que há de mais recente eavançado para aumento extraordinário de suaperformancepessoal e profissional,possuindo recursos que poderão ser muitoúteis no seu contexto profissional comocoach, terapeuta e trainer além de libertar você de possíveis cárceres que sua mente pode construir, ou seja, proporcionando uma vida abundante e plena.

 

Os recursos que você receberá em nossa formação paravocê e seus clientes ou equipe serão rápidos evisíveis, e impactarão drasticamente seusresultadoseconsequentementeseufaturamento.

 

A nossa formação Practitioner em PNL com reconhecimento internacional, inclui astécnicas fundamentais da PNL no formato Practitioner,com um conjunto padronizado de conteúdos, que inicia oparticipante no mundo da PNL, fornecendo umsistema de ensino inovador, sistêmico e ecológico, e que faz parte da terceira geração da PNL.Além disso a fundamentaçãoneurocientífica, proporciona aos formados umacompreensão muito mais rápida dos conteúdo e técnicas,além de uma incorporação mais efetiva, ou seja, nossosalunos aprendem a compreender rapidamente como asexperiências de seus clientes foram criadas e como é possível através de perguntas, externalizar a estruturadessas experiências, e como também efetuar intervenções demaneira efetiva e rápida, sem depender de roteirosou de técnicas engessadas como na maioria das formações.

 

Entre os principais benefícios desta formação destacam-se:

 

  1. Ampliação dos seus recursos para a melhoria da qualidade de vida e aumento da performance pessoal eprofissional;
  2. Eliminação de crenças limitantes, de estados sem recursos e gestão de sentimentos indesejados;
  3. Solução de impasses rapidamente com estratégias que externalizam a estrutura e reeditam as memóriaslimitantes;
  4. Técnicas para trabalhar com desbloqueios, permissão, compulsões e cura rápida de fobia, além de outrasconstruções indesejadas;
  5. Nova oportunidade de ganhos, principalmente para coachs, trainers, terapeutas, psicólogos e demais tipos deprofissionais que trabalham com grupos de apoio;
  6. Potencialização do seus conhecimentos através dos seus assessments;
  7. Estratégias e recursos para que você alicerce e empodere seu EU como gestorde si mesmo, superando crençaslimitantes, deixando de ser refém de cenários, situações, emoções e circunstâncias;
  8. Autoconhecimento e construção de um futurodesejável contemplando sua identidade;
  9. Efetividade, consistência e realização pessoal noestabelecimento de objetivos pessoais eprofissionais, ampliando em muito sua performance e seus resultados;
  10. Superação de crenças limitantes e bloqueios erecursos para sair rapidamente de estados semrecursos;
  11. Autogestão, gestão de produtividade eresultados, controle de stress e gestão deestados emocionais com recursos exclusivos;
  12. Evolução e atualização de suas estratégias e doseu modelo de mundo, ampliando o sentido e asensação de realização pessoal;
  13. Ecologia na interação em seus sistemas derelacionamento para construção de sistemassociais mais harmônicos;
  14. Ampliação do sentido nas ações pessoais eprofissionais;
  15. Melhoria do estado de presença através doresgate do EU nos momentos de tensão.

 

Essa é sua grande oportunidade, sua evolução, seus resultados e seus relacionamentos nunca mais serão os mesmos.

Sobre Luis Lindner

Lindner é Master Coach Senior e Trainer Internacional do Metafrum e de outras instituições do Brasil e do Exterior. É fundador do Instituto Brasileiro de Alta Performance, e idealizador de metodologias que são referência como Terapia Neurocientífica, Neuroperformance, Neuroliderança, Autogestão, Neurocoaching, Neuromarketing e Systemic Coaching.Formado em Administração de empresas e Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Neuroaprendizagem, e Mestrando em Neuromarketing nos EUA, é reconhecido como estrategista de comunicação e marketing à 20 anos, atualmente forma pelo Brasil Trainers em Coaching e PNL, Neuroperformadores, Terapeutas Neurocientíficos, Gerentes Administrativos e Comerciais, Executivos e Empresários. Sua missão é proporcionar oportunidade para que as pessoas possam conquistar muito mais resultados pessoais, profissionais e financeiros, além de muito mais qualidade de vida e inclusão, se libertando de suas limitações ocasionadaspela falta de recursos