O que é Coaching Esportivo?

Tempo de leitura: 5 minutos

O esporte requer muito da parte física de atletas, a busca por resultados positivos, quebra de recordes e vitórias são os objetivos deles, que individualmente ou em equipe, trabalham arduamente dia a dia, para estarem preparados, pronto para enfrentarem os desafios que essa brilhante e encantadora carreira lhes proporciona. Entretanto, apenas treinamentos físicos não são suficientes para subir até o ponto mais alto do pódio, pois as batalhas são travadas em primeiro lugar na mente antes do atleta, ou seja, é preciso vencer seus medos e crenças limitantes antes de vencer fora.

 

Normalmente os atletas iniciam a carreira muito cedo, a maioria quando ainda são apenas crianças, crescem dentro dos clubes e associações esportivas, ficam longe da família e amigos para cumprirem uma agenda repleta de treinamentos e competições. Visando o desafio do dia a dia dos profissionais envolvidos no mundo do esporte, que tem por responsabilidades, além de preparar os atletas fisicamente, tem a missão de desenvolvê-los como cidadãos. 

 

Por essa razão a Formação em Coaching Esportivo,  metodologia exclusiva e pioneira desenvolvida pelo Trainer Internacional Luis Lindner, foi exclusivamente construída com o objetivo de desenvolver os atletas, dirigentes e técnicos, não só na parte física, como também nos aspectos intelectuais, psicológicos e neurológicos.

 

Diferente das funções de um treinador técnico, o coaching esportivo tem objetivo de ajudar o atleta a conquistar suas metas, e é direcionado aos atletas e esportistas de diversas áreas, sejam equipes de nadadores, times de futebol ou atuantes nas mais diversas modalidades esportivas, e através do coaching eles são incentivados a demonstrar todo o potencial e técnica que possuem em busca de melhores resultados e consequentemente, sucesso na carreira.

 

O desafios de todo atleta

 

O maior desafio dos atletas é superar as barreiras impostas pelas dores físicas e consequentes derrotas, que acabam por desmotivá-los a ponto de se tornarem em alguns casos quase irreversíveis.

 

Em alguns casos a derrota acaba se tornando uma grande armadilha, isso por que, pode acontecer de alguns atletas se sentirem viciados em estados sem recusos, ou estados emocionais emfraquecedores, e isso afeta não apenas a área esportiva, como também a vida pessoal, principalmente entre aqueles que optam por não assumirem responsabilidade pela mudança e pelo resultados que desejam.

 

Timothy W. Gallwey  é o pioneiro do movimento da psicologia aplicada ao esporte e ao mundo corporativo. Reconhecido como o fundador do moderno conceito Coaching, em seu livro intitulado “O Jogo Interior do tennis (74)”, com mais de um milhão de cópias impressas elucida essa questão:

Em cada atividade humana existem duas arenas de combate: o exterior e o interior. O jogo exterior é jogado em uma arena externa para superar obstáculos externos para alcançar um objetivo externo. O jogo interior tem lugar dentro da mente do jogador, e é jogado contra obstáculos como o medo, insegurança, lapsos de foco, e conceitos de limitação ou suposições. O jogo interior é jogado para superar os obstáculos autoimpostos, que impedem uma pessoa ou equipe de acessar todo o seu potencial. Tim Gallwey.

 

E esse é o principal foco do coaching esportivo, pois a extrutura determina a função, e por essa razão, a extrutura interior, emocional, onde crenças alicerçam os comportamentos é que deve ser trabalhada para que os resultados apareçam na performance fisica do atleta. E é nessa compreensão neurocientífica e suas implicações que temos construído nossa expertise,  extraindo, criando e moldando recursos para formar coachs que deem  ao atleta amparo que ele precisa para obter o seu resultado.

Ensinamos e formamos coachs que trabalhem o desenvolvimento do atleta de forma pessoal e profissional com nossa metodologia exclusiva de coaching esportivo, mas não de forma técnica, ou seja, o coach não interfere no trabalho do treinador técnico de uma equipe ou de um atleta.

 

Ele trabalha com técnicas que favorecem a concentração, superação, determinação, autoestima, motivação, disciplina, criatividade, autoconfiança, controle, responsabilidade, gerenciamento de carreira entre outros. O coaching esportivo tem como objetivo direcionar, encaminhar e objetivar com clareza metas que favoreçam o atleta a obter bons resultados em suas jornadas. Pois como diz Arthur Zanetti, ginasta e medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012 “A cabeça é o que faz a diferença entre um campeão e os outros.”

 

O próprio treinador técnico pode receber o auxílio de um coach esportivo na tentativa de obter da equipe ou atleta solo, resultados satisfatórios. Países da Europa e dos Estados Unidos, utilizam esse método de treinamento já há alguns anos, e tem observado o ótimo desempenho físico, técnico e mental de seus esportistas, que seguem acumulando vitórias.

 

No Brasil, a atuação do coach na área esportiva ainda é pequena, mas estima-se que esse tipo de treinamento seja grandemente ampliado nos próximos anos, e essa fatia do mercado representa uma grande oportunidade para quem acredita ter esse foco e essa missão de ajudar atletas a atingirem pódiuns.

 

Este profissional, que é cada vez mais valorizado na Europa e nos Estados Unidos, vem ganhando mais espaço no Brasil na preparação de esportistas e equipes, e nos últimos tempos, tornando-se tão importantes para eles quanto os técnicos, psicólogos e nutricionistas. A atividade acompanha o processo de evolução dos atletas e em pouco tempo, os atletas e equipes que não utilizarem os recursos provenientes do suporte de um Coach Esportivo, tenderão a serem superados.

O trabalho do Coach Esportivo costuma ser personalizado e a remuneração é por hora. O preço das sessões partem dos R$ 300,00 a hora, podendo atingir, no médio prazo R$ 2.500,00. Essa sem dúvida é uma excelente oportunidade para aqueles que amam o esporte e buscam uma nova carreira, e neste novo e promissor cenário, temos uma oportunidade para você, de lhe oferecer uma formação consistente e mentoreamento para que você possa se destacar na área esportiva e ser dono do seu próprio negócio, vivendo de coaching, como Coach Esportivo.

Sobre Luis Lindner

Lindner é Master Coach Senior e Trainer Internacional do Metafrum e de outras instituições do Brasil e do Exterior. É fundador do Instituto Brasileiro de Alta Performance, e idealizador de metodologias que são referência como Terapia Neurocientífica, Neuroperformance, Neuroliderança, Autogestão, Neurocoaching, Neuromarketing e Systemic Coaching.Formado em Administração de empresas e Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Neuroaprendizagem, e Mestrando em Neuromarketing nos EUA, é reconhecido como estrategista de comunicação e marketing à 20 anos, atualmente forma pelo Brasil Trainers em Coaching e PNL, Neuroperformadores, Terapeutas Neurocientíficos, Gerentes Administrativos e Comerciais, Executivos e Empresários. Sua missão é proporcionar oportunidade para que as pessoas possam conquistar muito mais resultados pessoais, profissionais e financeiros, além de muito mais qualidade de vida e inclusão, se libertando de suas limitações ocasionadaspela falta de recursos