Guia completo para o verdadeiro coaching de resultados

Tempo de leitura: 21 minutos

Muito se tem falado hoje em dia de coaching, e do quanto essa metodologia é capaz de trazer grandes resultados, o que é verdade, mas o que mais vemos é o oposto, metodologias que prometem trabalhar com resultados e trabalham apenas fornecendo competências, o que é bom, mas traz resultados medíocres em contrapartida a um coach formado com uma metodologia que realmente trabalha em cima de resultados. Meu objetivo com este (e-book?) é elucidar essa questão, e definitivamente apontar uma formação que realmente ensina o coach formado a trabalhar com foco em resultados, e elencar suas poderosas ferramentas dedesenvolvimento humano.

 

Systemic coaching, uma excelenteoportunidade que está a sua disposição

 

O Systemic Coaching é o mais rápido e eficiente programa decapacitação, desenvolvido a partir dos maiores centros de coaching eliderança do mundo. É um processo que visa aumentar odesempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando osresultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicasconduzidas por um profissional (o coach) em parceria com o cliente o(coachee). Coaching utiliza um conjunto de conhecimentos,ferramentas e técnicas, que visam facilitar o alcance de resultadosextraordinários, utilizados por um profissional denominado coach,devidamente habilitado com uma metodologia sistematizada ondese cria um contexto transformacional para o alcance de um estadodesejado.

 

A Quem se Destina

 

Esta formação é direcionado a todas as pessoasque desejam fazer do Coaching a sua profissão,entrando assim para um dos mercados maisprósperos da atualidade. É direcionado tambéma líderes, gestores, empresários, terapeutas equaisquer outros profissionais envolvidos emprocessos de liderança e gestão de pessoas, ouainda para aqueles que querem ter muito maisqualidade de vida e romper seus limites,alcançando de maneira mais rápida e efetiva seussonhos.

 

O que exatamente faz um coach?

 

O coach é um profissional especializado no processo dedesenvolvimento humano. É o treinador que assessora ocliente em um processo estruturado, levando-o a refletir,chegar a conclusões, definir ações e principalmente agir

em direção a seus objetivos metas e desejos. A essênciado coaching está em fornecer suporte e feedbackcontínuo para uma pessoa modificar a maneira quedeseja, assim como auxiliar a seguir na direção desejada.O coach cria consciência, potencializa a escolha e leva àmudança.O processo de coaching trabalha o presentepara construir o futuro agindo no presente. Umcoach está focado em liberar o potencial emaximizar a performance dos indivíduos, navida pessoal e profissional. É um processo queproduz mudanças positivas e duradouras,conduzido de maneira confidencial, individualou em grupo, é uma oportunidade devisualização clara dos pontos individuais, doaumento da autoconfiança, de quebrarbarreiras da limitação, para que as pessoaspossam atingir seu potencial máximo ealcançar seus objetivos. Um coach basicamente

lida com metas e objetivos, crenças e valores,pensamento e cognição, comportamento eatitude, através de técnicas e ferramentasespecíficas, conduzidas por um profissionalhabilitado.

 

O processo de coaching pode ter um impacto dramaticamentepositivo na vida pessoal ou profissional, e atualmente cada vezmais empresas estão procurando os serviços de coach, pois existemestatísticas que apontam um aumento em porcentagem donúmero desses profissionais nos últimos 10 anos.

 

No Brasil nãohá dados estatísticos reais e confiáveis, mas o coaching vive um

grande momento, é uma febre no mundo corporativo e na vidacotidiana, em função disso, existem muitas pessoas no mercadosem habilitação e conhecimento, do processo que seautointitulam coach, é necessário no mínimo um treinamento decapacitação para que haja resultados reais e duradouros. Checarse o profissional passou por algum treinamento, sua experiênciano mercado e suas referências, são fundamentais para vocêgestor de RH (gestão de pessoas) ou pessoa física que busca umcoach.

 

O coaching é principalmente focado no quadro pessoal dasorganizações, mas é importante salientar quearesponsabilidade pelos resultados do coaching é do coachee(cliente), o papel do coach é ser um facilitador, um questionador,um instrumento para gerar insights poderosos que levam à ação e criam resultados, entretanto, cabe ao coach construir seus indicadores junto ao seu coachee, quais exatamente são os resultados a serem atingidos, recursos que lhe faltam, e neste papel o coach também, dependendo de sua formação pode ser um provedor de recursos.

 

Como o coach faz para motivar osfuncionários de uma empresa?

 

Em primeiro lugar, o coach juntamente com adireção define os objetivos individuais de cadafuncionário, bem como as competências e açõesespecíficas necessárias para o alcance dessesobjetivos, pois quem tem uma visão clara do quequer e como chegar até lá, tem muito maisenergia e foco (motivação) para conquistar seusobjetivos.

 

Em segundo lugar, um coach formado com anossa metodologia conta com ferramentas paraengajar o profissional e condicioná-lo para oalcance dos objetivospropostos pelocontratante. Mais uma vez ressalto, que nossametodologia conta com uma riqueza de recursosque outras metodologias não contam, pois realmente o Systemic Coaching trabalha com foco em resultados.

 

Em que momento o coaching é necessário para a carreira?

 

É altamente indicado e necessário para a carreira nos momentos de iniciar transição, crise e planejamento, sempre com consistência e ecologia.De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Hay Group, no mercado americano há um déficit de pelo menos30milhões de pessoas qualificadas, e no Brasil embora os números não sejam exatos, pelo menos 55% das empresasafirmam que farão mudanças em posições chave dentro das companhias, e vão precisar de pessoas qualificadaspara assumir esses cargos. O profissional da atualidade, desponta como o melhor gerador de competências,planejamento, liderança e assertividade do mercado.

 

Quando uma empresa deve buscar o trabalho deum coach?

 

  • Uma empresa deve buscar o trabalho de um coachquando necessitar:
  • Gerar novos comportamentos e atitudes voltadospara resultados.
  • Desenvolver a comunicação entre as pessoas,ampliando sinergia e confiança.
  • Harmonizar os relacionamentos internos, resolverconflitos entre pessoas ouequipes.
  • Ampliar a produtividade dos colaboradores elideranças.
  • Elevar os índices de satisfação no trabalho,motivação e felicidade.
  • Aumentar as vendas e consequentemente ofaturamento.
  • Desenvolver equipes de alta performance.

 

Um coach pode atuar nas mais variadastemáticas:

 

  • Motivar colaboradores
  • Definir metas & objetivos
  • Criar líderes de alta performance
  • Transformar crenças limitantes
  • Energizar equipes de vendas
  • Alinhar a cultura organizacional
  • Harmonizar relacionamentos
  • Desenvolver equipes de alta performance
  • Lançamento de produtos
  • Comunicação interna
  • Comunicação com o cliente
  • Administração e superação de conflitos
  • Gestão do tempo
  • Planejamento estratégico
  • Relacionamento humano.

 

Nossa metodologia única e diferenciada, aliaferramentas e técnicas comprovadamenteefetivas para prática do coaching, e a maiorriqueza de recursos e ferramentas do mercado.

 

Tipos de coaching mais comuns no mundo

 

No mundo moderno o processo de coaching se difundiu, e comoo próprio Tim Gallwey, um dos pais do coaching moderno diz, “todas as escolas procuram atenção”, Se você deseja ser um coach,saibaqueessaatividadenãodispõedeum órgãoregulamentador, por isso, analise bem a proposta da instituiçãode coaching. Se possível converse com profissionais que fizeram aformação nessa instituição.

 

Evite falar somente com as escolas, pois elas mostrarão que sãocredenciadas por entidades internacionais ou nacionais decoaches, que formaram milhares de pessoas e que são as maisantigas do setor. Entretanto, as associações, sociedades,federações e institutos de coaching também disputam entre siquem representa com mais autoridade o setor (e a maioria delasnem sequer tem um telefone para atendimento). Algumas sãoinstituições criadas pelas próprias escolas de coaching, com títulode internacional, para endossarem suas péssimas metodologias.

 

O fato de uma escola ter formado muitos profissionaistambém não assegura sua qualidade. Afinal, ninguém énecessariamente um profissional melhor porque se formouem um curso no qual muitos se graduaram. Aliás, éjustamente o contrário; os cursos mais exigentes, emqualquer área, são aqueles que formam poucos profissionais,normalmente os melhores. Também é difícil saber qual é aescola de coaching mais antiga, pois depende do critério: aescola que forma profissionais há mais tempo, aquela que éreconhecida por uma federação ou instituto internacional hámais tempo, enfim, há mais de uma interpretação possível. Dêpreferência a escolas que fomentem mais o método do que oestrelato do instrutor. O importante é que você aprenda ummétodo eficiente de coaching, e não que conheça alguém

famoso.

 

Instrutores de Coaching Capacitados

 

Alguns são bons palestrantes e com certeza vãolhe estimular com muita música e dança.Lembramos que isso não é coaching, poisconteúdo não se transmite apenas compalavras motivacionais, mas com muitotrabalho, acompanhamento e monitoramentodo aluno em sala e também com suporte porprofissionais experientes.

 

Outros afirmam ternúmeros, como 5 mil horas, 7 mil horas ou até12 mil horas de coaching. Você já parou parafazer a conta de quanto tempo é preciso para

chegar a estes números?

 

Cuidados com a estrutura do curso

 

Alguns treinamentos parecem verdadeiros cultosmísticos, e em algumas instituições, você não temdireito de perguntar ou tirar dúvidas de coaching,não se tem demonstrações práticas de coaching,salas completamente cheias, sem nenhum acessoao treinador. Alguns cursos ensinam consultoriaem diversas áreas, como: Recursos Humanos,Financeiro, Imagem, Mentoreamento, Vendas,Liderança e Gestão de Pessoas e chamam tudoisso de coaching. E ainda há informaçõeserrôneas sobre sistemas avançados de ensino adistância, além de confundir coaching commentoreamento.

 

Outros CUIDADOS que você deve tomar:

 

  • Cuidado com faculdades desconhecidas queafirmam possuir nota máxima no MEC;
  • Cuidadocomasfalsas certificaçõesinternacionais impressas em certificados, pois os verdadeiros selos de Certificação Internacional não éimpresso, mas sim comprados colados e em algumas instituições numerados, por isso verifique a credibilidadedos selos ofertados no certificado deconclusão.
  • Cuidado com metodologias milagrosas,místicas ou espiritualizadas;
  • Verifique quais são as empresas que estesprofissionais já realizaram trabalhos decoaching;
  • Verifique quais são as empresas/clientes destasinstituições de coaching;

 

Para aquele que deseja genuinamente serum coach, fica o convite para ingressar emuma profissão séria, que produz grandeimpacto na vida das pessoas, das empresas edo País. Assim como em toda carreira, paraser bem-sucedido, você precisa ter força devontade, um propósito elevado e pensar nolongo prazo. Minha missão é formar líderese fazê-los se interessar em ocupar posiçõesrelevantes nas companhias, nos governos eno mundo.Os coaches são decisivos nessa imensatarefa, pois o único pré-requisito para serum coach é gostar de pessoas.

 

Existe metodologia diferenciada de uma escolapara outra?

 

Sim, e somos reconhecidos justamente por essadiferenciação. A metodologia que desenvolvi juntamente com Bernd Isert, presidente do Metaforum Internacional, pertence conceitualmente aoseleto e disputado grupo de formações sistêmicas ereconhecidamente como as metodologias mais ricas

de recursos da atualidade. O Professional IntegrativeSystemic Coaching já é referência no mundo todo, eagora está aqui, disponível para você. Essametodologia de presença internacional nos permitesintonia com as exigências do mundo executivoglobalizado e com o novo tempo que se inicia, a EraConceitual.

 

Terei certificação profissional?

 

Sim, pois como trainer do Metaforum Internacional disponibilizarei sua certificação tão logo concluasuas formações. Dispomos de diversos cursos e

recursos, e seus diplomas poderão contar com competências e títulos internacionais como: Executive Coach, BusinessCoach, Career Coach, Master Coach, Self Coach,Leader Coach,Team Coach, AnalistaComportamental, Professional Coach, Life Coach and Appreciative Inquiry, Terapeuta breve,Constelador, Neurocoach e Coach com Ênfase em Autoliderança eAutogestão.

 

Você também poderá comexclusividade fazer parte do ICI – InternationalAssociation of Coaching Institutes, órgão dereferência no mundo que regulamenta a prática docoaching em 32 países, e se credencia na ICF-International Coach Federation presente em 117 países, e no renomado IOC – Institute of Coaching ligado ao Harvard Medical School, além é claro, pelo MetaforumInternacional e outras 10 instituições de coachingespalhadas internacionalmente.

 

Já existe algum órgão regulamentador doCoaching no Brasil?

 

Infelizmente não, e ultimamente estão sendo criadoscentenas de órgãos internacionais de coaching, tudopara confundir o consumidor, simplesmente para falar que existe um respaldo e credibilidade.

 

Tenhacuidado! Verifique antes as informações destesórgãos, tais como: número de telefone, número demembros ligados a essas instituições, qual a

contribuição e credibilidade que possuem junto asempresas e o mercado.

 

De que forma me apropriarei dessa metodologia?

 

Através de rápida transferência do aprendizado, istoé, a aplicação prática imediata de tudo o que foiaprendido em sala.Você participará de um programa intensivo e faráaplicação de diversas técnicas, ferramentas eassessments de coaching, sem pagar pela utilizaçãodas ferramentas após o curso. Isso mesmo, algumasinstituições após o curso cobram pelo acesso a suasferramentas por terem colocado em uma plataformaon-line, mas nós não. Não se trata apenas de reterconhecimento, mas detransformá-lo emcompetências, ou seja, em habilidades adquiridas eefetivamente em resultados financeiros.

 

Receberei material didático durante e apósa formação?

 

Sim, não só lhe darei todo o material didático – mastambém todas as ferramentas aplicadasdurante o curso, incluindo os áudios e osvídeos. Todos os nossos treinamentos possuemferramentas de metodologia exclusiva, nos

quais você encontrará não apenas o conteúdodos treinamentos presenciais, como tambémuma série de informações adicionais paracomplementar seu aprendizado em nossabiblioteca on-line de educação continuada.

 

Posso atuar como Coach imediatamente após aformação?

 

Sim, você sairá da formação Professional Integrative Systemic Coachingprontopara atuarprofissionalmente. Você poderá ainda intitular-se:Professional Coach, Leader Coach, Personal Coach, LifeCoach e Coach Estratégico.

 

O que faz a diferença em uma formação deCoaching?

 

A meu ver, dispor de uma metodologia confiável é fundamentalpara assegurar que os resultados do coaching sejamconsistentes, e possam ser replicados com diferentespessoas e em diferentes circunstâncias, por isso peçasempre para ver a certificação internacional dotreinador do instituto, pesquise em sites oficiais ebusque a verdadeira comprovação. Em segundo lugar, dispor de uma metodologia que verdadeiramente trabalhe com foco em resultados e não apenas em competências, no dia a dia, principalmente para que você seja melhor remunerado pelo seu cliente ou coachee, fará toda a diferença. Destaco aqui, que também que o fato de nossa formação possuir uma fundamentação acadêmica na área da neurociência, pois muitos falam mas não possuem, também será decisivo para a rápida compreensão do processo de coaching, com também para a produção de resultados rápidos e efetivos. E diga-se de passagem, como o mercado está cheio de coachs que espiritualizam o processo de coaching ou falam neurobobagens.

 

Algumasperguntas a serem feitas:

 

Qual é a metodologia utilizada na formação decoaches?

Quantas pessoas já a utilizaram?

O treinador tem alguma graduação universitária?

Quais pesquisas comprovam a eficácia dessametodologia em coaching?

 

Quais os ganhos de um Coach Professional após aformação?

 

Tudo depende do mercado em que você vai atuar, bem comodos recursos e competências que você já possui. Em nossainstituição temos alguns coaches iniciantes que cobram R$250,00 à R$ 300,00 por sessão e alguns na casa de R$ 2.000,00 àR$ 5.000,00 por Coaching Day.

 

Quantos alunos estarão em sala?

 

Dentro do padrão internacional o máximo é 40 alunos, masnossas turmas tem entre 15 e 30 por sala.Nós respeitamos o valor investido em sua formação, e paraisso dará suporte personalizado e individual a você. Turmasmaiores que este número prejudicará o seu acesso aotreinador e absorção do conteúdo.

 

Atenção: Aprender algumas técnicas em institutos degraduação ou pós-graduação não garante quevocê será um excelente coach. É precisotreinamento especializado em coaching com suporte após a formação, e além disso, para ministrar coaching, e definitivamente formar um coach, o profissional que ministra não deve ser professor que ministra teorias, mas sim um trainer que tenha uma experiência razoável e real como coach, ou seja, que realmente tenha sido um coach muito bom, antes de tentar ensinar a outros o que nem ele mesmo conhece.

 

 

Porque o professional integrativeSystemic coaching?

 

O Professional Integrative Systemic Coachingnasceu, como diz seu próprio nome, com aproposta de integrar as mais modernas epoderosas metodologias de Coaching disponíveisna atualidade. Através de uma metodologiaconsolidada e referência no mundo, é a única queintegra o que há de melhor nos estilos Americano eEuropeu de Coaching, pois este curso forma

profissionais completos, capazes de atuar nodesenvolvimento acelerado de aspectos pessoais,profissionais ou qualquer aspecto de vida que sedeseje evolução de forma rápida, eficiente econsolidada.

 

Da metodologia Americana agrega seu focoexecutivo, pragmático e analítico, a Europeia com avisão sistêmica, interna e ecológica construindorecursos para formar profissionais altamentecapacitados capazes de extrair o máximo deresultados de seus clientes com flexibilidade,riqueza e resultados extraordinários.

Nossa metodologia ainda conta com um diferencialexclusivo, a ênfase em autogestão que fazem denossa formação ainda mais efetiva em produzirsentido e resultados rápidos e definitivos.O objetivos do nosso programa de formação édesenvolver Coaches com grande flexibilidadetécnica, capazes de lidar com variados e complexosobjetivos e desafios de seus clientes, com técnicaspoderosas e funcionais para atuação sistêmica emintervenções de Coaching, agindo pontualmente eabrangendo evolução de maneira integral.

 

Oferecer conhecimentos necessários para oimediato exercício profissional do Coaching, comreais possibilidades de crescimento em uma nova epromissora carreira autônoma.O profissional que se utiliza desta metodologia emsua atuação, desenvolve grande flexibilidade técnicae se destaca, pois ao mesmo tempo em que gerainsights, comprometimento e movimento emdireção ao futuro, também promove remoção debarreiras desafiantes de forma rápida. Assim oprocesso tem condições de avançar mais facilmentee pode-se atingir o objetivo em um prazo mais curtoou pode-se trabalhar um número maior de objetivosdentro do mesmo período de tempo.

 

O modelo didático desta formação é distribuídoem partes teóricas e práticas, e os alunosaprendem as técnicas de Coaching aplicando-asuns nos outros. O resultado é uma formaçãosólidaeainda comgrandeautodesenvolvimento, tanto no que se refere àsmetas pessoais e profissionais como também nodesenvolvimento emocional e comportamental.

 

Hoje nossa metodologia é consagrada ereferência no mundo todo pela sua riqueza derecursos, e abordagem sistêmica e efetividadeem resultados, e agora está ao seu alcance paraque você possa atingir a excelência.

 

Nossos principais diferenciais são:

Metodologia mais rica de recursos do mundo, desenvolvida porparceiros internacionais, sendo esta formação referência naEuropa e no mundo, com garantida efetividade na produção deresultados rápidos, efetivos e duradouros.

Ao contrário de outra formações, fornecemos todos osassessments de coaching incluindo o DISC Assessment, semcusto para sua utilização, e mais uma pasta on-line de educaçãocontinuada.

Possuímos ênfase exclusiva em Autogestão que facilita oaprendizado de coaching e proporcionando um conhecimentodiferenciado no mercado, e este conteúdo está dentro daformação.

Possuímos o maior número de ferramentas e o valor deinvestimento em nossa formação é bem mais acessível.

Nossos certificados são selados com selos válidos e sob licençados órgãos internacionais.

 

Entre os principais benefícios da formaçãodestacam-se:

Aumento extraordinário de sua performancepessoal e profissional .

Autoconhecimento e construção de um futurodesejável contemplando sua identidade.

Efetividade, consistência e realização noestabelecimento de objetivos.

Personificação e empoderamento do EU comogestor de si mesmo, livrando pessoalmente eprofissionalmente você de estados sem recursos.

Superação de crenças limitantes.

Autogestão, gestão de produtividade eresultados.

Evolução e atualização de estratégias do seumodelo de mundo.

Ecologia na interação em seus sistemas derelacionamento.

Ampliação do sentido nas ações pessoais eprofissionais.

Melhoria do estado de presença através doresgate do EU nos momentos de tensão .

Aumento da eficácia do líder e seus recursosinternos para superar desafios.

Aprendizado de como desenvolver e liderartimes de alta performance, capturar e entregarvalor para a organização.

Elevação da motivação, engajamento eprodutividade seu e de sua equipe .

Melhoria da comunicação, relacionamento ecooperação entre membros dos times.

Potencialização das forças e minimização dosriscos aos quais os altos executivos estãoexpostos.

Aumento do equilíbrio na vida e redução dostress dos executivos.

Otimização da tomada de decisão, delegação eoutros processos fundamentais para o líder.

Aumentoaperformance da empresa.

Desenvolvimento e implementação com sucessode processos de mudança.

Desenvolvimento das capacidadesorganizacionais.

Desenvolvimento de habilidades como comunicação, negociação e delegação.

Aprendizado ao lidar com possíveis barreiras narealização do coaching com líderes ou times deAlta Performance.

Desenvolvimento dos níveis de responsabilidadedos executivos e suas capacidades para iniciativae ação.

Aumento do nível de satisfação com o trabalho.

Ampliação da visão do negócio e da organizaçãoantevendo cenários prospectivos.

 

Acompanhamento especializado após a formação

Possuímos um canal de suporte por e-mail, telefone e skype, epara aqueles que tem principalmente a missão de ser coach,além de suporte, propomos a possibilidade de ser nossoparceiro. Nenhuma outra empresa de coaching no mercadofornece ao cliente apoio igual.O relacionamento e suporte que oferecemos a nossos coachescontinuam mesmo depois de você ter concluído o seutreinamento de coaching. Conosco, você pode ter a certeza deque terá todo o respaldo necessário para ingressar comsucesso no mundo do coaching profissional.E mais uma vez repito: você poderá se tornar nosso parceiro denegócios.

 

Para aprender Coaching eu tenho que andar em brasas?

 

Não, embora a técnica conhecida como “fire-walking” ou “caminhar embrasas” seja utilizada em muitos treinamentos de impacto ou motivacionaisde diversas linhas, é importante frisar que essa técnica não faz parte doconteúdo de Coaching. Você não precisará caminhar em brasas ou passar porqualquer tipo de stress físico, mental ou emocional para aprender Coaching.

 

Um outro problema que o mercado de coaching experimenta é a inclusão detécnicas místicas ou esotéricas, o que de maneira nenhuma faz sentido dentrode uma formação em Coaching, pois os conceitos, teorias e ferramentas queutilizamos na formação em coaching são cientificamente validados e provemde pesquisadores que são expoentes em suas áreas de atuação, comconteúdos oriundos da Administração, Programação Neurolinguística,Psicologia Positiva, Neurociência, Ciência Neuroassociativa, Engenharia,Construtivismo, Hipnoterapia, Terapia Sistêmica, ConstelaçõesOrganizacionais, Sociologia e das ciências modernas. Em síntese, coaching éuma metodologia multidisciplinar com foco em resultados, portanto, se nãotrazer resultados práticos mensuráveis não é coaching.E mais, sempre estamos em constante pesquisas para atualização denossos conteúdos, e por essa razão, você não apenas fica por dentro deavanços e descobertas da Neurociência, Psicologia Positiva, Cognitiva eComportamental, Liderança Organizacional, Desenvolvimento Humano emuitas outras áreas, como também encontra a resposta para perguntascruciais, como: de que modo o coach pode aplicar isso na prática?

 

Como todo esse conhecimento se traduz em aumento de performance e deresultados para o coach e seus clientes?

 

Fazer esta ponte entre o coach e todas estas fontes de informação econhecimento está entre os objetivos fundamentais desta formação. Poressa e outras razões que citamos é que acredito que nossa formação seja a melhordo mercado.

Sobre Luis Lindner

Lindner é Master Coach Senior e Trainer Internacional do Metafrum e de outras instituições do Brasil e do Exterior. É fundador do Instituto Brasileiro de Alta Performance, e idealizador de metodologias que são referência como Terapia Neurocientífica, Neuroperformance, Neuroliderança, Autogestão, Neurocoaching, Neuromarketing e Systemic Coaching.Formado em Administração de empresas e Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Neuroaprendizagem, e Mestrando em Neuromarketing nos EUA, é reconhecido como estrategista de comunicação e marketing à 20 anos, atualmente forma pelo Brasil Trainers em Coaching e PNL, Neuroperformadores, Terapeutas Neurocientíficos, Gerentes Administrativos e Comerciais, Executivos e Empresários. Sua missão é proporcionar oportunidade para que as pessoas possam conquistar muito mais resultados pessoais, profissionais e financeiros, além de muito mais qualidade de vida e inclusão, se libertando de suas limitações ocasionadaspela falta de recursos